[SOBRE NACIONAIS] Entrevista: Malu Signorin #EuLeioMulheres

Maria Luiza Signorin lançará na Bienal de São Paulo o segundo livro de sua trilogia Vírus 144. Se você ainda não conhece a autora, está convidado(a) a conhecer seu trabalho.

Esta entrevista faz parte do Eu Leio Mulheres, então quero aproveitar pra dizer que teremos posts todos os dias durante esse mês, para aproveitar ao máximo o projeto.

Agora, vamos à entrevista?

As orelhas de livro que me perdoem, mas não há ninguém melhor que você para te apresentar. Conte-nos um pouco sobre a autora e mulher por trás de seus livros. O que te inspira, diverte e move?
Bom, olá! Eu me chamo Maria Luiza, mas prefiro Malu, e tenho treze anos. O que me inspira...sem dúvidas minhas experiências diárias, pode-se dizer que minha vida não é nada monótona, me divertir as pessoas conseguem com apenas uma piada sem graça, sabe aquelas que se encontra no jornal? Pois sim, sou uma pessoa eufórica. Mais uma coisa que não tenho dúvidas em responder, é que a leitura e a escrita me movem. A capacidade de viver em vários mundos, com diferentes vidas me encanta, e a possibilidade de mudar o destino dos personagens com a escrita, mais ainda!

Como você percebeu que se tornaria escritora?
Não vou mentir não, jamais pensei que me tornaria uma! Eu comecei minha carreira por apenas o hobbie de escrever pela rede social wattpad, onde criei e exclui muitos de meus trabalhos! Mas assim que comecei “Vírus 144”, eu vi que tinha que levar a sério, e quando menos percebi, já estava bombando na rede e mandando o original para várias editoras, que davam logo respostas em sua maioria positivas.

Como é ser escritora no Brasil?
Nitidamente um problema. Não recebemos o mesmo crédito e fama que os escritores internacionais, além da população brasileira ler muito pouco, o que resulta na média baixa de compra dos livros. Um grande problema, devo acrescentar.

Quais suas maiores influências? Acha que elas mudaram muito desde os primeiros escritos?
Minhas maiores influências são quatro principais, grandes nomes da literatura: Lauren Kate (Fallen), John Green (A Culpa das Estrelas), Kiera Cass (A seleção) e a minha querida autora nacional Paula Pimenta (Fazendo meu filme). Olha, eu não consigo acompanha-los muito, já que três moram em outro país e uma em outro estado, mas o que acompanho, vejo que “a-fama-não-subiu-a-cabeça”, sabe? Continuam se lembrando dos fãs, os tratando da melhor maneira possível e sempre na simplicidade!

O que você mais admira em seus personagens e o que acha mais importante para suas construções?
O que eu admiro em meus personagens é fácil! A honra! Dificilmente irás encontrar traição em meus livros, e quando encontrar, sempre tem alguma reviravolta que os deixa com “a honra intacta” novamente. Eu valorizo muito nas minhas construções, a diversidade. Nunca foco demais em um só gênero, sempre deixo dois ou mais. Por exemplo “Vírus 144”, tem Mistério, Sci-fi, Romance, etc... Diversos gêneros literários!

O que você anda lendo? Tem alguma sugestão para os participantes do Eu Leio Mulheres?
Eu tenho fases, agora estou na fase de ficção adolescente que só leio isso. Sempre me foco no wattpad, porque é de lá que saem os grandes autores, e os livros são ótimos! Tem papel e caneta? Não? Pois pegue logo que vou listar meus favoritos da rede: Antes de dizer adeus, Antes dos vinte, Bela Surpresa, Campo de férias, Dark Cinderela (Que será lançado esse ano ainda, na Bienal do Rio!), Diário de uma escrava, Insígnias, Nós não somos amigos, O erro, Os oito domínios, Psicose (Não o do mestre King, o da Andie P.), Rainha dos corações congelados (Publicado pela editara bookstart), e por último, Éramos apenas amigos. Ufa, agora acabou!
Ainda sobre isso, quais os livros que mais te marcaram e você acha que todos deveriam ler ao menos uma vez?
O livro que mais me marcou foi “A seleção”, sem dúvidas! Foi o livro que me fez entrar no mundo da literatura, e o que eu mais amo em todos os que já li, que não foram poucos! Corram para as livrarias logo! (risos)

Atualmente, está escrevendo algum próximo livro?
É mais fácil o mundo acabar do que eu não escrever algum livro! (risos), mas brincadeiras a parte, acabei hoje o segundo livro de Vírus 144, logo começo o terceiro, e também escrevo outros dois: Withless, e Snow Black. Withless é uma fantasia, reinos e criaturas mágicas sempre me encantaram! Já Snow Black, eu o colocaria em mistério, é uma nova versão do conto infantil  “A branca de neve”, de uma maneira mais sombria. Vírus 144 diferente de ambos, aborda de uma forma literária, um pensamento antigo meu: O maior erro da humanidade, é tentar se dar bem no futuro estando no presente. Fala sobre uma seleção para sobreviver a um vírus letal (Não, gente, é totalmente diferente de Maze Runner!)

Como podemos ter acesso ao(s) que já foi/foram publicados?
Bom, eu assinarei contrato agora com a “Infinito editorial”, mas ainda não há data de lançamento, mas posso dizer que surpresinhas serão esperadas na Bienal de São Paulo, onde lançarei o segundo livro da trilogia “Vírus 144”! Estou contando os dias! 
Mas por enquanto podem me encontrar pelo meu perfil no wattpad: @Angel_Dream_s (https://www.wattpad.com/user/Angel_Dream_s), e dar uma conferida nas minhas obras gratuitamente por lá! 

Muito obrigada pela entrevista, Malu! Sucesso!

-
Espero vocês no próximo post, que será mais um Dica de Livro. Alguém arrisca um palpite sobre quem eu vou falar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!