[RESENHA] O Mundo das Vozes Silenciadas, de Carolina Munhóz e Sophia Abrahão


Ano: 2015 | Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Rocco

Os dois se beijaram, e as cores intensas ao redor por um instante ficaram em segundo plano diante das sensações que experimentaram juntos. Eles eram as duas metades de uma mesma alma que depois de séculos se encontraram. Naquele momento, contudo, Sophie não ouviu o estouro dos fogos de artifício nem a música agitada dos Tirus. Um som abafado e estranho veio de longe, e ela percebeu que havia algo errado naquele cenário.
Quando abriu os olhos, não pôde acreditar que tudo aquilo havia sido um sonho. O barulho era um indício de que continuava na cidade de Roma e que as vozes mágicas do Reino estavam silenciadas.
Não era mais a mesma Sophie. Tudo mudara. E isso a assustava.

Mais madura, agora vemos Sophie forte e independente, trabalhando para uma banda de rock e vivendo todos os desafios da estrada e da mídia manipuladora. Além da mídia, um membro cheio de problemas também pode abalar as pessoas à sua volta. No meio de tudo isso Sophie é novamente chamada para o reino, e toda sua jornada recomeça.

Nessa nova jornada de aprendizados, ela tem que reaprender coisas das quais tinha certeza. Não havia superado o ex namorado, tampouco se sentia preparada para amar... e teria que resolver seus conflitos internos, rápido.

A transição de um livro para o outro ocorre em um grande intervalo de tempo e não há necessidade da leitura do primeiro para ler o segundo. O desenvolvimento da protagonista acontece na velocidade exata para que possamos acompanhar e a leitura flui na mesma velocidade. Não digo que seja uma leitura exatamente rápida, pois é feita de fases/evoluções que devem ser tratadas de tal forma.

Há alguns erros de digitação que não pude deixar de notar, mas a autora e os fãs já informaram a editora e é provável que isso mude nas próximas edições. Não são erros muito graves, mas certamente poderia ter sido evitados, como a troca do nome de um personagem e as transições de pensamento da autora (como um trecho que diz que a personagem chorou "muito tempo algumas horas").

A narrativa é feita em terceira pessoa e não tenho reclamações à respeito da escrita em si. Mesmo gostando muito de narrativas em primeira pessoa, sou obrigada a admitir que haveriam omissões marcantes e essa foi uma ótima escolha.

A forma que vemos a protagonista não muda muito, mas é impossível não notar sua evolução. Esse ponto foi bem trabalhado pelas autoras, fazer com que os personagens cresçam sem perder sua essência. Foi uma honra a sensação de familiaridade com a reaparição dos que estiveram no primeiro livro e confesso que morri de orgulho de todos.

Que a capa é maravilhosa é inegável, o vestido que Sophia Abrahão usa na capa está presente na história e isso só deixa ainda mais incrível. Aparentemente, livros azuis sempre conquistarão o mundo.

A lição final e o encerramento da história seguem a mesma características dos livros da Carolina, mas mesmo quem já conhece o trabalho da autora vai se surpreender. As principais lições são destinadas ao publico teen e deveria ser do conhecimento de todas as pessoas, independente da idade.

Recomendo o livro para todos que quiserem uma história de superação, com romances e amizades sinceras. Sinto muito, mas é impossível falar desse livro e ignorar o quando ele ensina. 

Sem duvidas foi uma das minhas melhores (re)leituras do ano. Nunca vou me cansar da história de Sophie.

18 comentários:

  1. Agora eu terei que adicionar um livro a minha lista! Muito boa a sua resenha e me deu muita vontade de ler o livro :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu tinha um certo interesse em ler O Reino das Vozes que Não se Calam, mas li tantas resenhas negativas que desisti.
    Achei bem interessante ler essa sua resenha desse segundo livro, já que ela está bem diferente das outras que já li destaca alguns pontos da história que me interessaram.
    Estou pensando seriamente em ler esse segundo livro e caso goste me arriscar no primeiro.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Que bom não ter necessidade de ler o primeiro para contemplar o segundo. Gostei do foco para mídia manipuladora, isso é fato e aprecio quando livros, mesmo juvenis abordam a temática.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li o primeiro livro porque desanimei diante a tantas respostas negativas às leituras. Ainda assim, fiquei curiosa depois da sua resenha e acho positivo não precisar ter lido o primeiro para acompanhar a continuação. Gostei dos temas abordados, acho que pode ser algo que eu aproveite.

    ResponderExcluir
  5. Hi baby, tudo bem? sempre vejo esse livro nas melhores livrarias e acho a capa muito bonita mas nunca me despertou a vontade de lê-lo, mas isso deve mais ao preconceito com a Sophia, porém gostei bastante da sua resenha e fiquei com vontade de dar uma chance!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ain, esse livro da Sophia na capa é mesmo uma fofura! <3
    Eu não li o primeiro livro, e por isso fiquei um pouquinho perdida sobre quem é a personagem, etc. E mesmo que você diga que a leitura do segundo não depende do primeiro, desconfio que eu precisaria ler o primeiro antes. Hahaha
    Os temas que a narrativa aborda me chamaram a atenção... Talvez eu compre esse livro de presente para a minha prima!
    Beijinho,
    Mona

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu não li o primeiro livro, mas eu gostaria de começar de trás para frente, sabe?! Até porquê as resenhas que li sobre o primeiro não me chamaram atenção. Optaria por lê o segundo já que ambos não tem conexões extremas. De fato essa capa é maravilhosa, e não poderia deixar de citar sobre a questão de erros na revisão, li outros livros da editora e percebi algumas falhas, que precisam ser notadas para não criar "tumulto". Tua resenha foi bem explicada e trabalhou bem os pontos principais de forma que não entregou o mistério sobre esse segundo volume.

    beijoss!
    http://www.osnosdarede.com/

    ResponderExcluir
  8. Oláa! Tudo bem? Gostei muito da resenha!! É muito chato quando encontramos erros tão grosseiros :/
    Não me interessei pela premissa desse livro. A sinopse não me agrada. Nunca li nada das autoras mas tenho uma curiosidade, confesso, mas não com esse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii, adorei o tema direcionado que o livro expõe, me deixou bem contente que não precise do primeiro, me estresso com livros de séries hahahaha adorei a resenha e com certeza, leria!
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, sua linda, tudo bem
    É a primeira resenha que leio desse livro e fiquei muito feliz em saber que os personagens amadurecem no ritmo próprio do curso da vida, que não foi nada forçado, gostei mais ainda de saber sobre as mensagens que você citou que o enredo passa. E se foi uma das melhores leituras que fez, deve realmente envolver o leitor. Não vejo a hora de ler, sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou fã da Carolinha Munhóz. Fiz algumas leituras dela e não gostei de nenhum dos livros. Achei a capa dessa série linda, muito bem pensada, mas não é um livro que eu leria, honestamente.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha ficou ótima e muito atrativa.
    Mesmo assim não consigo ter uma atração por esse livro. Talvez se ele surgir na minha frente eu leia, mas por enquanto não.

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Adorei a resenha, o livro parece interessantíssimo. Quero muito poder ler!

    ResponderExcluir
  14. É a primeira resenha que leio desse livro apesar de já conhecê-lo. E confesso que me surpreendeu, quero muito lê-lo!!!
    Beijos

    myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parece bem interessante, mas não me prendeu. Não gosto muito de obras Teens, nem de romance ou superação hahaha Adorei a resenha, está ótima!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho medo de não gostar dessa história, mas sua resenha me deixou bastante curioso em relação á história e se você releu e continua á gostar espero eu gostar do primeiro e desse!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Nunca li nenhum livro das autoras, na verdade nunca tive muita vontade, mas acho a temática bem interessante. Quem sabe não leio esse ano? hahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu acho as capas dos livros lindas, porém nunca me interessei muito em ler. Sua resenha está ótima e bem sincera, adoro livros com histórias de amizades sinceras e adoro romances. Acho que irei dar uma chance!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!