Sobre Nacionais: Adriana Igrejas #EuLeioMulheres

Eu sei que hoje é dia de Dica de Livro, mas eu estou cheia de coisas da escola esses dias (e ainda inventam de ter provão), e como já estava com a entrevista pronta resolvi vir compartilhar com vocês. Peço desculpas pela ausência e quero convida-los a conhecer Adriana Igrejas, autora de A Babá Gótica.

·   
As orelhas de livro que me perdoem, mas não há ninguém melhor que você para te apresentar. Conte-nos um pouco sobre a autora e mulher por trás de seus livros. O que te inspira, diverte e move?
Sou uma mulher comum, esposa, mãe, dona de casa e professora. Só que gosto de escrever e me tornei escritora no momento em que meus textos começaram a ser publicados. Minha inspiração vem de tudo e de todos. Qualquer coisa serve. A paixão por consumir e produzir boas histórias e pela linguagem me movem e me divertem.

Como você percebeu que se tornaria escritora?
Quando ainda na infância comecei a escrever e ver que era uma atividade que me dava imenso prazer.

Como é ser escritora no Brasil?
Difícil. Poucas editoras investem nos autores. E ainda é quase impossível viver da venda de livros para um autor. Ele sempre acaba tendo que fazer outras coisas, o que acaba também limitando o seu tempo para escrever.

Quais suas maiores influências? Acha que elas mudaram muito desde os primeiros escritos?
Quando comecei a escrever na infância e adolescência, o que lia eram infanto-juvenis. Logo me deparei com os clássicos e atualmente é inegável que carrego Machado e José de Alencar nos coração. Mas os escritos modernos, sem muitas predileções, mostraram-me a versatilidade que um texto pode ter.

O que você mais admira em seus personagens e o que acha mais importante para suas construções?
Acho que apesar de totalmente fictícios e, em boa medida, pessoas extraordinárias, consigo fazê-los parecerem reais e essa sensação de realidade os aproxima do leitor. O que acho mais importante em minhas construções é que o texto fica enxuto, moderno, mas gramaticalmente correto, original e divertido.

O que você anda lendo? Tem alguma sugestão para os participantes do Eu Leio Mulheres?
Atualmente estou lendo livros infanto-juvenis por conta de um trabalho que realizo em escolas. Mas tenho uma ótima sugestão para o Eu leio Mulheres. Descobri na biblioteca de minha escola um livro que é um achado: “O clube do salto” de Sandrine Pereira. A história é linda e parece tão real que nos encanta e é impossível não se identificar.

Ainda sobre isso, quais os livros que mais te marcaram e você acha que todos deveriam ler ao menos uma vez?
Senhora, de José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë; A menina que roubava livros, de Markus Suzak; A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; Grande Sertões veredas, de João Guimarães Rosa; Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro; O Quinze, de Rachel de Queiroz; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; O feijão e o sonho, de Orígenes Lessa... Bem, são tantos. Esses com certeza me marcaram.

Atualmente, está escrevendo algum próximo livro?
Sim. Estou escrevendo um romance de aventura.

Como podemos ter acesso aos que já foram publicados?
- “A fórmula da vida (A escolha de Catarina)” está na Amazon em formato kindle, livro físico pela lojinha virtual da Editora Letra Capital http://www.letracapital.com.br/loja/literatura/75-a-formula-da-vida.html, na Livraria “Café com Letras” em Nilópolis, ou diretamente com a autora.

- Um apartamento com vista para o mar e outras histórias, pela Amazon ou livro físico diretamente com a autora, ou na Livraria Café com Letras.

- A babá gótica, apenas livro físico. Pela Saraiva online, pela loja virtual da editora “Evolução Publicações”, com a autora ou nas melhores livrarias (especialmente Cultura, Saraiva e Fnac, nas que ainda não têm, ainda deve chegar).

Um comentário:

  1. Oie! Só agora vi o link da entrevista. Adorei participar e quero deixar aqui meu abraço e beijinhos literários para Ana Beatriz e seus lindos leitores e seguidores! Fiquem à vontade para me contatar e falar sobre livros ou meus livros (A babá gótica, Um apartamento com vista para o mar e outras histórias, A fórmula da vida, Encontros e Desencontros etc), literatura ou qualquer outra coisa! Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!