Autor (a): Alex de França Aleluia
Editora: Modo
Numero de páginas: 120
Se você de alguma forma soubesse seu futuro, ousaria muda-lo?
Neste livro, Alex de França nos apresenta Talita, uma ingenua adolescente de 14 anos que vai morar com o pai, enquanto sua mãe é possivelmente agredida pelo namorado. Um dos supostos motivos para sua mudança é esse: ela tentaria resolver a situação.
Talita vai morar no interior e no começo presenciamos toda aquela confusão de deixar a mãe, entrar para uma nova escola, morar em outra cidade e conviver com pessoas tão culturalmente diferentes. Em sua nova cidade, ela conhece um estranho amigo de seu pai, um professor que assedia as alunas, revê uma amiga que agora a assusta um pouco com a personalidade e se apaixona.
Tudo parecia razoavelmente correto, até que vários fatos desencadearam acontecimentos que acabaram com seu pai morto. Após a morte, ao acordar ela percebe que o dia em que ela se mudou está se repetindo, e é neste momento que Talita ignora o que aprendemos com Premonição: "tudo isso faz parte do sádico esquema da morte que nos leva ao tumulo."; Quando se tem uma premonição, pode ser perigoso demais tentar mudar os fatos, mas é isso que ela decide fazer. Sua anterior relação com as pessoas a sua volta foi completamente alterada ao acordar, e agora ela vai ter que decidir em quem confiar e em como mudar essa história.
Presenciamos também, em diversas partes do livro, Talita descobrindo o pai e querendo decidir o que se permitirá pensar a respeito dele. Sua relação com as outras pessoas também geram bastante duvidas, principalmente nas cenas em que presenciamos algum tipo de violência (sexual, verbal ou física). O livro é acima de tudo sobre uma garota se (re)descobrindo, tanto como a mulher que está se tornando, tanto como a pessoa dotada de poderes que se descobre.
Quem nos narra o livro é Talita, que nos proporciona uma leitura envolvente, dessas que nos deixa sempre curiosos para o que está por vir. A reviravolta que acontece é extremamente inteligente e bem elaborada, além de ter agradado em muito a fã de Premonição/premonições que vos escreve. Quero também parabenizar o autor, pois o desenvolvimento dos personagens de uma 'etapa' para a outra é simplesmente surpreendente!
Seria um crime não mencionar o quanto eu gostei da diagramação. No começo de cada capítulo temos seu nome num bolo e a borda das páginas são preenchidas por um liquido negro escorrendo, num estilo semelhante ao que vemos em produtos pastel goth (foi a unica maneira que eu consegui explicar, então se atentem mais a foto do que às minhas ultimas palavras).
E, me permitam dizer: eu adorei essa capa, principalmente por poder tirar fotos com o livro na frente do meu rosto -amo isso.
Está ocorrendo uma book tuor do livro, e foi assim que ele chegou até mim. Se atente aos outros blogs participantes e se permita envolver pela história de Talita. O Aniversário é apenas o começo de uma trilogia que promete prendê-lo do inicio ao fim.
Como é bom ler tudo isso! A resenha está perfeita. Obrigado por ter participado da festa! Vamos juntos!
ResponderExcluir