Você sabe o que é Aviso de Gatilho?


Trigger Warning, TW ou Aviso de Gatilho, como o nome já diz, é um mecanismo para evitar que as pessoas entrem desavisadas num ambiente que possa causar-lhes sensações ruins, como ansiedade e panico. É comumente usada em grupos virtuais que abordam temas polêmicos. Se você já se deparou com [TW], [TW: Abuso] ou alguma variação, então você já o conhecia e sabia seu uso, mesmo antes de estar ciente de seu significado.


Basicamente, tudo pode ser um gatilho. Por exemplo, algum objeto ou frase presente no abuso vivido por alguém pode causar uma reação negativa. Mesmo não tendo como descobrir quem vai ler um texto e quais são seus gatilhos, existem temas comuns que podem servir de base. Se você vai falar de um tema que acha que pode ser, coloque [TW: assunto], pois gasta menos de um minuto, é muito útil e mostrar que se importa pode fazer uma diferença maior do que você imagina.

Uma dica que eu considero muito importante (e obvia) é: se alguém solicitar que você coloque, o faça. Ninguém vai brotar dos confins do universo para pedir isso à toa e não custa nada ter o mínimo de sensibilidade e respeito, um ponto chave do TW. Quando ele é usado, vem junto uma imagem de respeito, como se o locutor dissesse “eu precisei falar, mas não gostaria que alguém se sentisse mal por isso”.

Não é bem uma regra, inclusive eu raramente vejo, mas especificar o assunto pode ser muito útil. Por exemplo, uma pessoa que tenha uma péssima reação com o assunto x, pode ver o y com naturalidade. Outro detalhe incomum, mas que eu acho válido é utilizar a língua nativa quando for avisar, pois existem pessoas que desconhecem o significado de TW e podem achar que é uma sigla qualquer, o que pode gerar transtornos.

[TW]

Na próxima vez que você for postar algo em redes sociais, por favor, leve isso em consideração. Pra muita gente, ver o caso da menina estuprada no Rio de Janeiro por toda a home/tl pode ser uma verdadeira tortura. Pense e respeite essas pessoas. Elas não pediram para sofrer com isso, assim como eu sei que quando você discute o assunto sua intenção não é arruinar o dia de alguém.

Um comentário:

  1. Eu não sabia disso e nem me recordo de ter visto em algum lugar. Obrigada pela informação!!

    Bom, te indiquei para receber o selo virtual Prêmio Dardos Bloggers. Vai lá ver!!

    http://umsimplesprazer.blogspot.com.br/2016/05/selo-virtual-premio-dardos.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!