Sete Maldições Imperdoaveis da Blogosfera Literaria


Em um ano de blog e ainda mais como leitora - de blogs literários e livros em si - fui acumulando comentários que gostaria de fazer mas poderiam parecer ofensivos. Esses comentários são sobre erros que parecem pequenos, mas vão fazer com que nem os dementadores queiram te beijar quando você for mandadx para Azkaban. 


1. Desrespeitar o autor - isso é obvio, certo? Bem, não para todos. Tanto em resenhas quanto em comentários é possível encontrar pessoas que fingem não saber que os autores são humanos também. Se não gostar de algo que ele fez, tente falar de forma respeitosa (e de preferência não num post sobre o livro).

2. Falta de empatia - empatia é uma coisa que todas as pessoas deveriam ter, mas em alguns casos ela é muito relevante. Lembro-me de ter lido uma resenha de Os 13 porquês, livro em que a protagonista se suicidou antes do começo da história, e a resenhista usou o argumento de que a personagem não tinha motivos pra isso. Se é falta de vivencia eu não sei, mas resumir todo um sofrimento que levou ao suicídio a frescura de adolescente é de uma desonestidade tamanha. É preferível comentar por alto à destilar preconceitos à respeito do que você é incapaz de entender.

3.  Preconceito literário - esse tipo de preconceito é extremamente limitante. Se alguém escreve sobre algo, o minimo que esperamos é que procure conhecer melhor, explorar. Podem existir gêneros que simplesmente não se encaixem com o que você acredita, mas como ter tantas certezas sem tentar? Ler julgando antes de abrir o livro é pedir por uma leitura desgastante. Aquele romance erótico pode sim ter conteúdo, o livro nacional pode ser muito bem construído, e você pode estar perdendo ótimas leituras.

4. Aceitar/propor parcerias que não se encaixem em seu perfil - outra coisa obvia, mas não para todos. Comprar um livro com seu próprio dinheiro para arriscar um tipo novo de leitura é ok. Mas e aceitar receber um livro para resenha sabendo que as chances de gostar são poucas, será mesmo certo? Eu sei que muita gente tenta ver o lado bom e apontar os defeitos de forma sensata, mas é possível perceber a diferença entre uma leitura por prazer e a por obrigação.

5. Dar spoiler sem avisar - eu não sou o tipo de pessoa que desiste de uma leitura depois de receber spoiler, mas sei que a maioria das pessoas ao menos vê o livro com um brilho menor. É questão de respeito avisar e de preferencia ocultar o spoiler (colocando a letra da cor do fundo para que apenas quem selecionar veja, colocar um botão que abre o conteúdo, poup-up... as opções são infinitas). Não faça com os outros o que sabe que é desagradável, mesmo que não se importe se fizerem com você.

6. Mentir/omitir na resenha - isso engloba um pouco de tudo o que eu já falei. Se você resenhar algo de um parceiro talvez tenha medo da reação, mas também não deve perder a sinceridade. Existem inúmeras maneiras de apontar os detalhes que poderiam melhorar de forma educada. A partir do momento em que você cria um blog e pode fazer com que alguém leia ou não determinada obra, a honestidade se torna indispensável. Deixar de avisar sobre algo desagradável e deixar que o leitor descubra por conta própria é uma especie de traição. 
Lembre-se: respeito sempre, critique, argumente, mas não ofenda ninguém. Viu algo machista/homofóbico/racista? Não se cale, não pense que se preocupou com besteira. Se incomodou é necessário sim que as outras pessoas saibam.

7. Desespero por parcerias - dá pra contar nos fios de cabelo as pessoas que criam um blog pensando no fantástico mundo dos livros gratuitos. Mas nada seria tão simples assim, as vezes nem paramos pra analisar, mas nenhuma editora vai aparecer pra nós no primeiro dia de blog dizendo "oi, quer ganhar um livro?". Não, apenas não. Elas escolhem sei lá como alguns blogs que se inscrevem em suas seleções e tem toda uma regra em relação à frequência de envios e coisas do tipo. Você tem que ter talento, visibilidade, sorte ou tudo ao mesmo tempo pra isso acontecer, e já começar pensando nisso é pedir pra se frustrar.

30 comentários:

  1. Concordo com você em gênero, número e grau!!
    Acho que em geral a falta de ética em qualquer blogosfera, é um pecado do blogueiro.
    Beijos,
    Duda www.ensaiopoetico.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, todo blogueiro literário deveria ler esse post! O que mais vejo acontecer é o preconceito em cima de um gênero diferente do seu gosto.

    Ótimo post!
    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Absurdo esse preconceito,
    literatura é livre, os gêneros existem para escolhermos,
    mas sem malhar o que não lhe agrada!
    bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. ''Dar spoiler sem avisar'' Acho o fim, sério! É Muito sem noção blogs que fazem isso eu até paro de acompanhar, pois perco a confiança. Amei essa postagem. haha

    ResponderExcluir
  5. Esse post é incrível, se mais blogueiros lessem, talvez existisse menos erros em alguns. Alguns que me deixam bem frustados, é quando a pessoa dar spoilers e sem avisar, sei nem como reagir de tão zangado.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Odeio quando tem spoiler sem aviso. Deixei de ler muitas resenhas por conta disso. É muito ruim.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana! Tudo bem? Primeiramente faço de suas palavras as minhas.
    Muitos quando entram na blogosfera, imaginam que será tudo fácil, mas não é bem assim! Primeiramente tem que amadurecer e com o tempo partir para frente... Por ex eu quando iniciei, fiquei quase 1 ano amadurecendo e vendo se tudo daria certo.

    Quando vi que tudo estava se encaixando, parti em procura de parcerias, consegui algumas com autores e já com editoras não estou tendo tanta sorte. Também aconselho as pessoas a firmarem parcerias com aqueles autores que sabem que irão ler os livros! Pois se não gostar a pessoa não saberá como o autor irá reagir, tente de forma civilizada expressar o que achou, dando a ver que não gostou, assim tanto o autor quanto o leitor saberão sua opinião.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    achei muito legal essas sete maldições, muito criativo, talvez o item três tenha um pouco de relação comigo, preconceito literário. Eu não gosto de romances de época. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Ana, concordo com tudo o que você escreveu neste post.
    Sou uma escritora independente e enviei meu livro para alguns blogs, como cortesia. O pessoal que resenhou meu livro, em si, fez um trabalho muito bacana, mas os comentários às vezes me deixaram tão triste. É bem isso que você escreveu, parece que as pessoas esquecem que o escritor por trás da estória merece respeito. E também concordo com as parcerias nada a ver e coisas do gênero... o pessoal é meio sem noção, e fico feliz de ver que não é só chatice minha. Parabéns e obrigada!
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gente, que texto (palmas!) digno de altas palmas! Eu penso do mesmo jeito. Existem pessoas que decidem entrar para este mundo literário (em relação a blogs) sem nenhuma noção do que realmente é estar nele. Necessita-se de responsabilidade e respeito, e isto inclui todos os tipos de temas em blogs por aí. Creio que tratar com falta de respeito um autor é a forma mais ridícula e estressante em mostrar o caráter de certa pessoa. Existem aquelas que só sabem ver os pontos negativos e julgar sem nem mesmo conhecer total a obra. Uma coisa é você expor a sua opinião de forma argumentativa e sem ofender ninguém, outra é falar de forma chula e saindo ofendendo geral.
    Estar neste mundo literário precisa-se de sinceridade, mas sinceridade em amor, não machucando ou tratando os outros com desprezo. Também creio que para uma parceria fluir, você precisa se identificar com o livro e saber pelo menos um pouco sobre o autor, até porque existem autores que são bem grosseiros, etc.
    Ótimo texto mesmo! Passaria a tarde toda falando sobre o assunto, mas por hora só digo isto mesmo =D
    Beijos!

    // http://www.thoughtsandadventures.com.br //

    ResponderExcluir
  11. Adorei o Post.Só Li verdades. Existem alguns blogueiros que simplesmente não tem maturidade nem pra receber comentários ou opiniões. Fora,os desesperados por parcerias.Enfim...curti muito suas verdades.

    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem?
    Sobre spoiler eu nem me irrito mais, já me acostumei kkkkkkkkkkkk tenho muitas pessoas no meu facebook que vivem mandando spoiler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. É, essas coisas realmente acontecem! :/ Que tenha menos preconceito na blogosfera, que as pessoas se dediquem a lerem o que amam e que a paz esteja presente pelos blogs! :D
    Beijão, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  14. Caraca, essa dos Os 13 porquês foi infeliz, querer achar motivação é no mínimo ignorância. Preconceito literário tem gente que tem, mas tem outras pessoas que já tem seu perfil muito bem definido, eu leio qualquer gênero, mas o que me interessa mesmo é o discurso ideológico, e esse discurso é um conjunto, está além da história, vai na capa, sinopse etc. essa da parceria eu acho complicado, essa semana uma autora que escreve livros de ideologia cristã entrou em contato para resenhar o livro dela, mas eu não acredito no cristianismo, tenho severas críticas, o que eu vou fazer com uma parceria dessas? Ofereci para as colunistas, mas nenhuma topou pelo mesmo motivo. Desespero por parcerias, acho que não sofro desse mal. Prefiro comprar livros, mas lógico que tem editoras que ficaria imensamente feliz com uma parceria.
    Sua postagem ficou muito boa, espero encontrar mais textos assim por aqui, acho que se tivesse o tópico sobre o blogueiro ser pesquisador estaria impecavelmente perfeita, pq quando vc se denomina blogueiro literário, é importante compreender o mínimo de literatura....

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei esse post. Concordo com você em todos os tópicos, sou sempre muito sincera nas minhas resenhas, mas não é só porque eu não curta o gênero que vou sair por ai falando mal do livro, eu procuro avaliar o todo...o conjunto da narrativa, personagens, criatividade, diagramação, é claro que a leitura do seu gênero preferido também ajuda bastante, pois como você gosta da temática certamente a leitura flui melhor.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse post!!!
    As melhores partes são os spoiler, desespero por parceria e desrespeitar os autores!
    Realmente lamentável!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  17. Seu post foi maravilhoso e acredito que se pelo menos um terço da blogosfera lesse o que você escreveu seria um mundo melhor para ser blogueiro.
    Concordo com cada palavrinha que você escreveu.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Nossa, mas essas coisas acontecem sempre ou quase....nem sempre juntas é claro....mas como a internet é quase uma terra de ninguém todos acham que podem escrever o que quiser sem pensar em quem lê....belo post!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oie
    uau que legal esse post, eu adoooorei ahha com certeza todos os tópicos são bem imperdoáveis, o pior pra mim é falta de empatia e preconceito literário e são dois muito frequentes infelizmente, adorei você trazer essa discussão para cá

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Concordo com tudo o que você disse , acho que o sétimo é o que muitos pensam que deve ser ter um blog literário, porém não é assim. Os outros 6 acho que deveriam ser uma premissa, sei lá, a pessoa deveria ter consciência disto.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  21. Todos os pontos elencados no texto, na minha visão de mundo, passa pela maturidade dos leitores. Passa pela leitura de mundo de cada leitor, pelas experiencias vividas.
    Por exemplo: o tal do spoiler. Um leitor que deixar de ler um livro porque leu que o personagem morre no final. Esse leitor precisa conhecer um carinha chamado Bakhtin. Então ele vai entender que o importante não o que se diz, mas como se diz. Ou talvez ele não intenda e continue reclamando de spoiler nas redes sociais. Parece que há um certo charme com essa palavra "spoiler".

    Mentir/omitir na resenha, para mim tem a ver com falha de caráter. Parece que a sociedade brasileira tem sérios problemas com isso, em todos os setores. Quem nos dera se fosse só nas resenhas.
    O seu texto nos faz refletir muito sobre o mundo dos blogs literários. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Plmdds, que foi que disse que a empatia é uma opção? Não é opção é obrigação apresentar um livro pelo que ele é é não pelo que você achou. Aff.
    E o desespero por parceria levando a pessoa a fazer parceria com editora que nunca leu na vida? Sem falar é claro do preconceito...

    ResponderExcluir
  23. Concordo plenamente com o seu post! Principalmente o item 7, devo confessar que eu pensei nisso quando criei o meu blog, mas posso dizer que cresci e amadureci muito desde então, portanto, vejo que esse não é o caminho e a sinceridade e o ânimo são coisas fundamentais na criação de um blog.

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ei, tudo bem?
    ADOREI o seu post. Existe muito mais coisas a serem ditas, mas adorei o que você citou aqui. Também acho muita falta de ética quando blogueiros metem pau no escritor ou no livro, não sabendo falar sobre eles de uma forma educada. Acho que todo blogueiro deveria ler esse post, parabéns.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Adorei seu post. Ah... se as pessoas soubessem que "ganhar livros" das editoras vai muito além do que imaginam, algumas parariam de criar blogs somente para isso.
    Preconceito literário e spoilers, são as piores coisas, rs.

    Bjs
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá, xará. Concordo plenamente com você em todas as citações. Odeio quando saem metendo o pau em um autor por coisas banais, fico chocada com tal ato.
    Ok, fechar parceria com autor, ok, ganhar livro de graça, mas deixar o livro parado na estante é muito descaso.
    Fico possessa quando leio um spoiler, sério, acho que a maioria fica. O que custa colocar um aviso de "alerta spoiler"?!
    Maravilhoso o seu post, espero que algumas blogueiras se toquem com ele.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  27. Oii!

    Concordo plenamente com você em todas as sete amldições.
    Tem muitas pessoas que falam mal do autor ou das editoras e isso não é legal. Se não gosta, tudo bem, mas repeita.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Nossa, que ideia bacana! Eu também tenho inúmeros livros não lidos em minha estante, acho que adotarei o método!
    Abraços,
    www.entrelinhaseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Como leitora de blogs literários pra mim o pior é o 5, dar spoiler sem avisar. Eu realmente fico furiosa com isso, tanto é que tenho até receio de ler alguma resenha de um livro que pretendo ler.
    Os outros pontos também são importantes destacar, principalmente para quem está iniciando e para quem não tem noção mesmo.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  30. desespero por parceria é uma coisa que realmente me irrita, alguns se matam e falam do outro por causa de uma simples parceria.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!