[Resenha] Meu Amiguinho do Espaço, de Alan Borges

Ah, ainda lembro-me dele. Já se passaram tantos anos, mas parece que foram apenas alguns dias. Lembro-me dele, como se o tivesse visto há poucos instantes. Mesmo depois de crescido e envelhecido, ainda sinto a sua falta. E não há nada que possa amenizar minha saudade, a não ser... O sorriso das estrelas. Elas ainda me confortam... Te contarei um pouco desta história, que faz parte da minha. O descreverei aqui, para vocês... Não posso falar-te muito a respeito. Precisaria de um livro de um milhão de páginas. Irei resumir, mas não te preocupes: revelarei momentos extraordinários e falarei de algo incrível que nunca esqueci.
Ano: 2015 | Páginas: 98
Idioma: português 
Editora: Chiado Editora

*Livro cedido pelo autor.


Posso parecer louca ao dizer isso, mas eu começo a escrever essa resenha com um brilho estelar nos olhos, com o desejo de presentear todas as crianças alfabetizadas que eu conheço com esse livro. Precioso: isso o definiria bem.



O livro físico é como um brinde a simplicidade poética. Tem uma bela capa, um diagramação singela, porém agradável. A linguagem denota um grande carinho do autor para com sua obra.

A história gira em torno do dialogo entre dois personagens. Um garotinho humano e um ser vindo do espaço. Quando o garoto adormece ele se vê diante de uma grande montanha luminosa e uma uma doce voz, a mais bela que ele já ouviu, o chama. Após alguns testes de persistência e coragem, ambos se encontram e entre uma conversa e outra vão construindo uma bela amizade. Cada vez que o garoto dormia ele ia de encontro ao seu novo amigo, contava-lhes as coisas do seu dia a dia, sobre os amigos, os desafios, os sonhos e o ser do espaço o instruía, dava-lhe conselhos importantes com muito carinhos e sabedoria- a criatura cinzenta queria que aquele humano crescesse com nobreza e honra.

Apenas um ponto no livro eu acredito que precise de observação, embora possa parecer irrelevante, não é: um dos conselhos do amiguinho do espaço fala quanto a não chorar. Por mais que tenhamos de ser fortes na vida, o chorar é absolutamente essencial, no choro transbordamos emoções e nos preparamos para os novos embates. É como na musica Distraídos Venceremos do Vespas Mandarinas "O herói é o último na fila dos covardes. Aquele a quem não restou à outra opção", não podemos ser o inabalável. As crianças precisam saber que podem chorar, que o choro é uma maneira de expressar também. Assim pediria que ao contarmos a história que lembremos às crianças que dentro do choro também há nobreza.

Há muito conhecimento e reflexão no livro, fosse eu fazer um post dos melhores trechos teria de copiar praticamente todo o livro. É uma obra de muita importância pois transmite saberes ao leitor de uma maneira prazerosa. Acredito que seja um trabalho que exigiu muita dedicação e inteligencia do autor para criar em poucas páginas todo um universo de aprendizagens.

11 comentários:

  1. Oii!
    Não conhecia o livro, mas achei a mensagem muito válida e reflexiva, principalmente quando destinada às crianças. Gostei bastante do seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    a chiado possui muitos títulos bons, obras boas, essa confesso que não conhecia. Parece ser de fato muito legal, te gerou entusiasmo essa obra, sem contar que parece nos levar para a reflexão e isso é algo bom. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ana, é uma delícia quando um livro acaba e deixa na gente aquela marca indelével, não é? Há muitos livros que nos transformam em pessoas melhores. Parece que esse foi o seu caso agora. Fico feliz por você. :)

    Beijos!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana.
    Sua resenha está muito linda e transmite a quem lê a mensagem que o autor quis passar nesse livro. Concordo com vc sobre o chorar, e nesses momentos que extravasamos os sentimentos mais profundos, e o fato de chorar seja de alegria ou tristeza é uma forma de extenuar de dentro de nós! Gosto dos livros publicamos pela Chiado, e esse é muito lindo! Bjkas
    www.livrosajaneladaimaginacao.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Tinha visto o livro no catálogo da editora e não pensei que fosse tão bom.O subestimei,as tô muito feliz de estar enganado,pois parece realmente ser muito legal.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, ainda não conhecia o livro e confesso não gostar muito desse estilo de história, contendo seres de outros planetas, mas pela sua resenha pude perceber que se trata de algo diferente do que estou acostumada e por isso me interessei.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não conhecia o livro, mas pelos seus comentários parece ser uma fofura cheia de ensinamentos *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    O enredo não me chamou muita atenção, mas o seu jeito de falar dele me deixou com os olhos brilhando também hahaha é muito gostoso ler um livro em que nos cativa tanto, que nos faz sentir carinho pela obra e pelo autor. Que bom que esse livro te encantou a esse ponto :)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o fato do livro contribuir com ensinamentos positivos, todos precisamos. E aprender nunca é demais. Não compraria, mas se tivesse oportunidade super leria. E manda as citações pra gente ver *-*

    ResponderExcluir
  10. Ei, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha parece ser uma ótima história a ser contada as crianças. Gostei bastante do ponto que você abordou sobre o chorar, que também acho essencial de a criança entender que não é uma fraqueza. Com certeza seria um livro que eu leria para meus alunos.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Oii!

    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom!
    Amei a sua resenha e como escreveu o jeito que se envolveu com o livro ^^
    A capa é muito linda e convidativa :)
    Já anotei a dica!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!