Resenha: Perdida, de Carina Rissi


Autor: Carina Rissi
Páginas: 364
Editora: Verus

"Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos..."

Hoje eu vou falar de um excelente romance nacional. Muitos devem conhecer, mas eu gostei tanto, que jamais poderia deixa-lo passar em branco pela minha vida. Perdida é o primeiro livro da escritora paulista Carina Rissi (quem ainda não ouviu falar dela, o que é muito difícil, ainda vai ouvir bastante). O livro já tem sua continuação lançada e promete ser tão boa quanto.

Sophia não acredita no amor -só o dos livro. É centrada em seu trabalho e uma verdadeira refém da tecnologia. Ao se ver em 1830, já é possível imaginar tudo o que ela vai passar: nada de celular ou qualquer aparelho eletrônico, uma época com recursos limitados... e também é importante ressaltar: as mulheres eram muito mais submissas e o machismo conseguia ser ainda maior.

Eu tenho um "problema" com certos romances. Sofia, que dizia não acreditar no amor e coisas assim, mudou de opinião rápido demais. É claro, Ian é educado, gentil e num resumo rápido, apaixonante, mas eu senti uma rapidez muito grande, para a quantidade de fatos.

Ainda sobre Sofia, a personagem me cativou e, mesmo que a identificação inicial tenha acabado, gosto de como ela fala dos livros e me identifico, também.

Nina, a melhor e unica amiga da protagonista, me deixou em duvida se eu preferia ela em 1830 ou 2010. Ela demonstrou torcer verdadeiramente pela amiga e independente de escolhas, sabemos que ela estará sempre com Sofia.

Achei bastante interessante o fato de algumas coisas realmente terem se parecido com o passado -apesar da ausência da escravidão. Foram informações interessantes e ao mesmo tempo engraçadas.

Eu diria que é um romance um tanto açucarado, mas na medida exata. Emocionante e envolvente, Perdida te deixará um gostinho de quero muito mais.

16 comentários:

  1. A parte que você citou 'ausência da escravidão' e os motivos é algo que me faz querer passar longe do livro...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou curiosa com os livros da Carina Rissi,
    sempre ouço falarem muito bem das obras dela e
    as resenhas são sempre favoráveis como a sua, o que me deixa curiosa.
    beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  3. Oláá
    Eu tenho um livro da autora e vou ganhar o No mundo de Luna que pretendo ler em breve, infelizmente ainda não li Perdida por falta de oportunidade mas quero bastante, parece ser um ótimo livro, adorei a resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos
    Catharina

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nenhum livro da Carina e o que mais me interessou mesmo foi Perdida. Dizem por aí que está para virar filme, mas não sei se são boatos ou é realmente algo que vai acontecer.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Tenho muito interesse em ler livros da Carina Ricci, sempre vejo elogios aos mesmos, mas ainda não li nenhum. Esse parece ser uma ótima pedida, ainda que concorde com vc que quando o personagem muda muito rápido de opinião e/ou jeito de agir descaracteriza a impressão inicial. Bjus!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que um ponto que te incomodou me incomodaria também, pois já incomodou em outros romances e é o fato de a protagonista ser totalmente contra o casamento e só esbarra no mocinho em questão e já muda totalmente de opinião! Cadê as mulheres de opinião da literatura minha gente?? Obvio que todos têm o direito de rever seus conceitos e mudar de opinião na vida quantas vezes quiserem, mas deve ser algo bem trabalhado, senão fica jogado e superficial demais.
    Apesar disso, a premissa me interessou e vou tentar ignorar essa parte e ler o livro. Todos falam tão bem da autora e ela parece ser uma simpatia! <3

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu sou simplesmente apaixonada por Perdida, amo a Carina Rissi, é a melhor autora nacional e a continuação está maravilhosa, como tudo que ela escreve!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu já li Perdida. Gostei, me divertir bastante durante a leitura. Mas não é meu favorito da autora. O Ian é super fofo e Sófia muito maluca. Haha

    beijinhos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Hmmm, não sei... Me parece ser um bom passatempo, mas não leria por agora.
    Por que essa ausência da escravidão? Já que isso era um grande marco na época? Poxa.
    Não sei, não é o tipo de leitura que tô procurando.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Ana lindona ainda não li nada da autora acredita , já li muitos elogios sobre a escrita da Carina que fluiu muito bem e rende ótimas cenas . Já estou com o livro. Essa capa é linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Ana eu simplesmente AMO esse livro! hahaha
    Foi esse livro que me fez apaixonar por Carina Rissi! <3
    Adorei a sua resenha e eu recomendo que leia Encontrada... não é melhor, mas é lindo...

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Imagino o quão rápido Sofia tenha mudado de opinião, creio que tenha faltado um pouco de transição entre as duas ideias. Açucarado na medida exata, será? haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie, Ana!
    Vejo todos falarem muito bem da Carina e também vejo o quanto ela é próxima dos leitores, especialmente nas redes sociais. Queria gostar do gênero, mas realmente não consigo ler, então não posso garantir a você que lerei Perdida. Mas um dia eu tento! Amei sua resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  14. Oooi!
    Tenho um enorme interesse a respeito desse livro, parece que vai virar filme também, né?! E tipo, muitas pessoas comentam a respeito e eu fico morrendo de curiosidade (: A capa é bem chamativa e pela sua resenha parece ser uma leitura bem agradável e saber que ele é emocionante!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante do enredo. Ainda não li esse livro mas gosto muito de histórias assim com viagens no tempo rsrs Me pareceu muito bom e talvez eu ainda leia esse ano.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem?

    Eu nunca li um livro da Carina, acredita? Sou doida para conhecer a escrita da autora e já vi vários elogios a Perdida. Adoro romances açucarados, então tenho certeza de que vou curtir o livro

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!