Resenha: Dois Garotos se Beijando, de David Levithan

Autor: David Levithan
Páginas: 224
Editora: Galera Record

Dois Garotos se Beijando - Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.

Simples, bonito, intenso e ao mesmo tempo doloroso e complexo.

Dois Garotos se Beijando é o tipo de livro que me faz deixar algumas lagrimas passearem discretamente pelo meu rosto. Não de tristeza, mas de emoção e pela sensação de preenchimento que ele causa. Não apenas lagrimas, sabe aquele sorriso involuntário que todos em volta acham que é causado por uma paixão? Eu não sei explicar bem, mas é isso que Levithan me causa.

O livro fala sim, sobre dois garotos se beijando, mas não é sobre o beijo em si, toda a essência da história. São vários garotos, em lugares diferentes, em etapas diferentes, descobrindo o amor e a si. Suas histórias não se cruzam literalmente -não de todos, mas eles compartilham os mesmos sentimentos, entre si e com os narradores.

Vemos ao mesmo tempo, a homofobia, que infelizmente é uma realidade; o amor, parental, romântico e amigo; o crescimento dos personagens; e o apoio, gerado por toda coisa positiva que envolve [o que deveria ser um simples beijo, para bater um record, mas que deveria ter o mesmo significado independente de quem estivesse beijando. ]

Eu li o livro bem rápido, comecei a ler pela manhã e terminei antes que a tarde chegasse. Estava louca por ele e me permito dizer que superou as expectativas. Recomendo pra todos, por ser, além de bem escrito, um livro que pode fazer muita gente mudar sua visão sobre algumas coisas simples da vida -que nunca parecem realmente simples. Pra quem não sabe: o livro é baseado em fatos reais e isso, pelo menos pra mim, dá um ar ainda mais interessante pra história.

“Ryan e Avery vão dizer que o primeiro momento em que se falaram, o primeiro momento em que dançaram, foi mágico. Mas foram eles, mais ninguém e mais nada, que deram magia ao momento.”

Levithan é uma das pessoas que eu mais gosto de ler quando o assunto é amor. Ele parece pegar o personagem e colocar literalmente nas páginas. Não tem como escapar: você vai se sentir realmente próximo do personagem e vai sentir viver tudo junto a ele.

Não faz muito tempo que o livro foi lançado, e não poderia perder a oportunidade de ler. Vou adorar saber a opinião de quem já leu e quais são as expectativas de quem pretende ler!


"Beijo gay, eu te amo, mas espero pelo dia que será chamado apenas de beijo." 

 Quotes.

“Desde o começo, todos dizem que não vai durar. Mas agora, mesmo que não dure para sempre, parece que durou o bastante pra ser importante.”

“O amor é tão doloroso; como podemos desejar para alguém? O amor é tão essencial; como podemos atrapalhar o progresso dele?”

“As coisas não são mágicas porque foram conjuradas para nós por uma força externa. Elas são mágicas porque nós as criamos e as consideramos assim.”

“Você gasta tanto tempo e tanto esforço tentando se manter firme. E então, tudo desmorona de qualquer jeito.”

“É engraçado as coisa das quais se sente saudade.”

16 comentários:

  1. Que resenha linda e sensível. Ainda não li o livro, mas já está na minha lista. Quero ver a literatura LGBT no topo, mas, como citou, também espero o dia que seja somente beijo :D
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li este não mas parece ser bem interessante e polêmico pois ainda hoje qualquer coisa que envolva gays é polêmico em nossa sociedade, quero ler este livro .
    http://misssessonhadoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi muito sobre esse livro, sem dúvidas sua resenha aumentou minha vontade de lê-lo!

    http://valentina-albuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Os livros desse autor são ótimos, gostei da sua resenha e tbm recomendo esse livro <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Estou com muita vontade de ler este livro, gostei da capa e da sinopse, e a história parece ser muito sensível, e sua resenha só confirmou o que acho que vou encontrar no livro, muita emoção. <3

    beijinhos


    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Assim que eu soube sobre o lançamento desse livro, já o quis desesperadamente, pois o David é um autor incrível que tem esse dom de nos aproximar completamente do personagem mesmo e sempre fala sobre o amor de forma tão sensível e bela, né? Eu terminei esse livro muuito feliz, pois ele conseguiu ser melhor ainda do que eu imaginava e fico feliz ao ver que foi uma leitura maravilhosa para você também.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, mas esta na minha lista. Já li varias resenhas e comentarios positivos sobre ele que estou ansiosa para le-lo.

    ResponderExcluir
  9. Criei muitas expectativas nesse livro, afinal nunca li um livro nesse tema,me por ter muitos amigos assim, aliás fui madrinhas de dois casais de meninos e outro de meninas ...estou louca pra ler e lendo a sua resenha, tenho certeza que irei me apaixonar e me emocionar!
    Parabéns pela resenha,
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olaa
    Eu ganhei o livro da editora mas ainda nao li por falta de tempo, espero ler em breve e adorar a leitura, sua resenha esta ótima.

    Reality of Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, tudo bem?
    Quero ler esse livro faz um tempo.
    Ele passa uma mensagem muito bonita.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Já li algumas resenhas super positivas dele. Ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas espero ler em breve. Adorei sua resenha!
    Um grande Beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana. Como você está?
    Adorei sua resenha, foi bem sensível e sutil. Lembro a polêmica que esse livro teve por conta da alteração da capa aqui no Brasil... Por isso me chamou a atenção. Mas eu não acho que vá ler, sabe? Eu não gosto de romance. Não tem nada a ver com um casal homoafetivo como protagonista, para mim é só um casal como os da nossa realidade que merece respeito de todos ao seu redor... É que eu realmente não curto o gênero. Um dia tentarei ler, mas sem garantias de que termine.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também! ❤

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Adorei sua resenha, com vários detalhes muito bons. Infelizmente não tenho interesse em ler esse livro.
    Achei a capa meio sem graça, nao sei ainda.
    Super beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler o livro, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Você passou bem o quanto o livro te emocionou e mexeu com você. Espero me sentir assim também.
    A homofobia é um tema que precisa ser discutido sempre, pois ainda é muito presente na mentalidade e comportamento de muitas pessoas.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana que linda resenha emocionada...
    Eu gostei da historia do livro, mas ainda não li nada parecido, não mentira, só li um livro nesse estilo, o da irmandade da adaga negra, mas nao parece se assemelhar a esse. Coloquei ele na lista e estou muito curiosa pela leitura ja sabendo que eu vou chorar tambem.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!