Resenha - Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson



Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272

"Lia e Cassie têm sido melhores amigas desde o ensino fundamental, e cada uma desenvolveu seu próprio transtorno alimentar que as conduz ao desastre. Agora aos 18 anos, elas não são mais amigas. Apesar de suas desavenças, Cassie liga para Lia 33 vezes na noite de sua morte, e Lia nunca atende. Os acontecimentos cansativos, a culpa de Lia, sua necessidade de ser magra, e sua luta por aceitação são narrados em um fluxo quase poético de consciência nesta surpreendentemente nítida e perfeita narrativa em primeira pessoa."

A narrativa em primeira pessoa, que sempre nos aproxima dos personagens, desta vez trouxe uma riqueza de detalhes em fatores que eu já havia ouvido relatos, mas nunca realmente interpretado: Quando Lia falava em comida, automaticamente pensava em suas calorias. Também vemos ela relutando para mudar seus pensamentos em relação não só a isso.

"Eu não vou poluir meu interior com Bluberridazzlepops ou muffins ou pedaços esfarrapados de torrada, também. A humilhação de ontem e os erros passaram por mim. Eu sou brilhante e rosa por dentro, limpa. O vazio é bom. O vazio é forte." 

Ela vive se lembrando de "quando era uma garota de verdade" e é nesses momentos que conhecemos sua relação com Cassie, suas idas ao hospital e um pouco sobre sua fraca relação com a mãe.

Por alguns motivos Lia e Cassie deixaram de se falar, mas, na manhã anterior à sua morte, Cassie teria ligado. Trinta e três vezes. Seria uma ligação errada? Um trote? Lia não queria arriscar ter a amiga de volta para depois perde-la.

Depois da ligação de uma pessoa que trabalha no local da morte da amiga, Lia acaba indo até lá, mas não consegue revelar sua identidade. Ela não veria a pessoa que ligou novamente, não é? Não deveria. Mas, no velório, onde ela foi sem permissão, acabou reencontrando a pessoa... E agora os efeitos da morte da amiga estão cada vez mais visíveis.

A este ponto, toda a angustia vai ficando também em nós, é impossível não nos afetarmos pelo sentimento das duas. A visão de Lia sobre si mesma e o impacto de saber que o mesmo acontece com varias garotas reais, juntam-se ao sentimento que passamos a compartilhar com a personagem.

"Nada funciona, nada nunca funciona, simplesmente continua me matando por dentro."

Parece que sentimos cada vez que ela se auto-mutila. Eu cheguei a quase pular para o final do livro só pra ver o final feliz dela. Quase. Sabia que não devia.

"Meu estomago rosa de rato gosta de ser pequeno e vazio. Ele me odeia por empurrar
toda aquela comida para ele." 

É um livro de enorme carga emocional, em alguns momentos eu tive que parar, respirar um pouco, as vezes até andar por ai, pra depois conseguir voltar a ler. Por vezes, era um sentimento tão forte, que eu não poderia prosseguir a leitura.

Não vou negar que gostei bastante do livro em si, mas algumas pessoas podem se sentir um pouco mal ao ler. É um sentimento momentâneo? Provavelmente, mas também nos faz refletir.

19 comentários:

  1. Adorei a resenha :) Fiquei curioso para ler :) beijo

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana lindona , pelo visto o livro aborda temas de transtornos alimentares, tema de suam importância, essa carga emocional do livro , me deixou com ressalvas para ler, no momento ler livros com cargas emocionais enormes me fazem chorar rios de lágrimas, vou deixar anotado a dica e ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Ana!
    Tem histórias que me faz ficar sensível e não conseguir continuar a ler, me senti assim com sua resenha como eu fosse quando eu ia ler, tem bastante tempo venho querendo ler esse livro, ouvi opiniões positivas e negativas, até hoje desejo essa capa em minhas mãos. Prevejo que posso chorar durante a leitura. Ficou ótima sua resenha ><
    Beijos - www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Por tudo que você comentou, acredito que este livro seja bem forte. Eu, honestamente, não sei se a leitura me agradaria, por causa da temática dos transtornos alimentares e tal. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Parece ser muito forte o livro, com essa temáticas: transtorno alimentar e um toque policial. Espero que a autora tenha trabalho bem o tema do transtorno, pois é muito sério. Muitas pessoas sofrem com isso.
    Espero ter oportunidade de ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi ana,
    esse é o tipo de livro que não iria curtir muito, mas adorei o drama que o livro aborda, ou seja, eu fiquei bem confusa se compraria ou não.
    Você falou que o livro é repleto de emoções, e eu adoro livros assim, o problema é que fico destruida depois deles.
    Espero poder ler.
    beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Caramba, todos falam que esse livro realmente trás uma carga muito forte e que é uma leitura bem difícil, eu o tenho mas estou esperando o momento certo, leituras desse tipo me atraem muito então espero curtir bastante.
    Ótima resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    antes eu achava o livro uma furada, mas sua resenha me fez repensar, no entanto são tantos livros para comprar, que acredito que ele não seria prioridade.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi, tudo bem?
    esse livro parece ter uma carga emocional bem pesada e profunda. Eu gosto de histórias assim, só preciso estar no momento certo para ler.
    Adorei a resenha, e pretendo ler em breve
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem?
    O livro parece bem interessante, sobretudo com o tema que ele aborda, mas vou deixar passar por enquanto.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oiie!!
    Li o livro faz tempo e meu a carga emocional nele é muito grande mesmo, eu amo livros nesse pegada, então já da para perceber o quanto eu gostei. Recomendo tbm Abzurdah - A perturbadora historia de uma adolescente que nesse pegada tbm
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Wow... Parece uma leitura realmente impactante. Sempre gostei de livros narrados em primeira pessoa, pois gosto de me envolver com cada personagem. Acho que eu gostaria muito desse livro e estou curiosa para lê-lo. Acho mega interessante o assunto abordado no livro e, com certeza, tentarei ler o mais rápido possível essa obra. Adorei a resenha.

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, apesar de não gostar do gênero. Quem sabe um dia né?

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/
    Rafa

    ResponderExcluir
  14. Hey, tudo bem?
    Muito interessante esse livro, principalmente o fato de a narração em primeira pessoa dar ao leitor uma visão mais ampla sobre o distúrbio da personagem. Uma leitura que parece muito válida.
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  15. Oiii Tudo bem?
    Gente sabe aquele livro que é totalmente diferente do que eu imaginava?
    Pois é!!!
    Não imaginava que o livro teria uma drama tão tensa assim...
    No momento não sei se o leria... mas lá pra frente é uma opção

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei sua resenha.
    Faz algum tempo que não leio um livro com uma grande carga emocional assim.
    Adoro livros que nos fazem refletir, mas esse parece ser bem...Não sei como descrever, mas acho que é um livro para se ler com calma e com a mente aberta.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro está aqui na minha lista pra ler faz tempos
    Como li uma resenha negativa dele deixei pra depois
    Adoro livros cheios de dramas e com carga emocional
    Vou me preparar meu psicológico e ler :D

    Malucas por Romances

    ResponderExcluir
  18. Oi Anaa!!
    Parece ser um filme de tremer as bases!
    Gostei muito da premissa!
    Bos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, esse livro parece ser forte mesmo, ainda mais pelo que você descreveu! Adorei ler sua resenha e saber um pouco mais dessa história, ótimas escolhas para as citações!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!