Minhas manias de leitora


Todo leitor tem sua mania, e normalmente são muitas, desde colecionar marcadores à criar metas. As minhas são essas.

Gênero: Eu simplesmente não consigo ler dois livros de mesmo gênero seguidos, ainda mais romance, já que não tenho muita afinidade.

Marcadores: Como muitos, eu sou apaixonada por eles. Sempre uso-o combinando com o livro, não sendo especificamente dele, o mais importante é a cor.

Emprestar livros: Um livro não é feito para ser deixado na estante, seu objetivo é ser lido. Parece estranho dizer isso, mas, se eu confiar na pessoa, não vejo problemas em empresta-lo.

Cinquenta páginas: Caso eu não leia pelo menos cinquenta páginas antes de dormir, fico com a sensação de que falta alguma coisa muito importante.

Contar as coisas como "um livro": Com exceção de coisas para cosplay, a maior parte do dinheiro gasto vem na minha cabeça como "eu poderia comprar x livros".

Não largo/abandono livros: por mais que esteja ruim, a necessidade de saber o final é sempre maior.

"Eu li o livro": são raras as pessoas que me perguntam se eu assisti à um filme que virou livro, sempre que eu vejo, comento com todos CADA DETALHE DIFERENTE DO LIVRO. Então, perguntar é esperar a resposta "não, mas eu li o livro" ou "sim, mas o livro é incrível".

Quais são as suas manias de leitor? 



12 comentários:

  1. Olá! Gostei muito da sua postagem, adorei o blog.
    Parabéns e sucesso.
    Felicidades e tudo de bom.


    http://juliana-editions.blogspot.com.br/2014/12/dicas-extras-de-divulgacao.html

    ResponderExcluir
  2. Nunca me peguei pensando nas minhas manias de leitora! Acho que não sou tão neurótica assim. Nunca estipulei páginas para ler (só quando são livros da biblioteca, daí eu fico pensando: quantas páginas eu preciso ler pra acabar em x dias? Mas nunca consigo seguir à risca haha). Quanto ao gênero, pra mim depende: se a experiência foi boa com o primeiro, há grande chance de eu querer repeti-lo depois. E vice-versa. Emprestar livros: já fui egoísta, até que emprestei a minha coleção favorita para uma amiga de outro estado que ficou com meus livros por praticamente um ano, então me desapeguei a eles. Concordo sobre abandonar livros. Também me esforço muito para chegar ao final, mesmo que o livro seja chato. E nem é pelo final, é só porque não consigo deixar um livro "para trás", sinto-me culpada.
    Adorei a postagem, muito autêntica e criativa! :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei bastante contigo, especialmente em relação a essa meta de 50 páginas por dia, que eu tenho seguir sempre, mas confesso que muitas vezes não consigo completar. Outra coisa em que somos parecidas é a leitura seguida de livros do mesmo gênero, que é algo que eu não gosto de fazer, pois acho que acabaria confundindo as histórias.
    Uma mania minha é ficar vendo quando páginas faltam para terminar o capítulo. E eu não faço isso só quando não aguento mais a leitura, mas sempre, mesmo que esteja adorando o livro.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  4. Não tenho muitas manias, consigo ler do mesmo gênero por várias vezes seguidas, e geralmente do mesmo autor... Empresto meus livros sem problema algum, sou despegada, acho que se eu já li, porque não permitir que outra pessoa tenha a mesma experiência? Amo emprestar...
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho algumas manias também. Uma das suas que eu não me identifico é a de emprestar-los, até hoje só fiz isso uma vez com a minha irmã e até agora ela nem me devolveu e nem leu estou enrolando pra dar mais tempo, mas uma hora eu vou buscar... Uma que eu me identifiquei foi a de nunca largar um livro, a minha curiosidade também não deixa kkk
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho algumas manias... Consigo ler vários livros ao mesmo tempo. Porém, sempre foco mais em um que outro, e muitas vezes acabo tendo que voltar uns parágrafos e umas páginas. Eu não consigo emprestar livro porque isso só me deu problemas antes. Não me devolvem o livro, e quando devolvem vem estragado.

    ResponderExcluir
  7. kkk, eu tenho quase todas essas manias... Só não leio 50 páginas antes de dormir, mas não consigo entrar em um ônibus e não ler... Fico completamente transtornada.... kkk

    Beijos
    colecionando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oie, Ana!

    Acho que minhas manias são: não usar marcador, marcar no livro os trechos que gosto com um lápis, não emprestá-los (muito difícil) e ser desencanada quanto à bichinhos, por exemplo. Se acho que estão feios e com mofo,compro outro, sem muito mistério hahaha


    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Acho que minha única mania é espiar um pouco os próximos parágrafos....nada demais, rsrs...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olha, antes eu tinha a sua mesma visão sobre empréstimos de livros. Com o tempo, vi que não valia a pena ver meus livros sujos, rasgados e rabiscados. Eu amo conversar sobre um livro, mas agora faço isso através do meu blog. Eu emprestava livros, pois queria compartilhar belas histórias, conversar com a pessoa, mas vendo meus livros favoritos na situação caótica que se encontram, prefiro não fazer mais isso.

    Eu não tenho essa mania de combinar a cor do marcador com a cor do livro. Tenho bastante marcadores, mas sempre uso somente um, pois ele é fininho e não deixa o livro marcado.

    Tenho tantas manias... Fica difícil lembrar agora. Vou citar uma: visitar livrarias físicas e virtuas sem ter nenhum dinheiro.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Adorei saber suas manias kkk. Tenho algumas manias também, eu sempre termino um capítulo para depois parar de ler, caso eu não termine eu sempre volto para terminar aushasu, eu coleciono marcadores também, e sempre uso só um.
    Adorei o post.
    Até mais!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!